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29 ago

Acreditar para investir e crescer

Em tempos de incertezas econômicas, de juros altos e de redução de despesas, alguns empreendedores aproveitam a “crise” para dar arriscar e investir, pensando em um futuro mais promissor. Um exemplo disso em Santa Maria é a rede de hotéis Dom Rafael, que até maio de 2016 vai inaugurar seu mais novo empreendimento: o Dom Rafael Premium.

O investimento de aproximadamente R$ 10 milhões já está sendo erguido na Rua Ernesto Beck, próximo à Avenida Rio Branco. Com um conceito sustentável pioneiro na região, o novo hotel vai oferecer 78 apartamentos, sala de eventos, restaurante e espaço fitness. “Santa Maria possui um mercado efervescente de eventos, além de ser um polo educacional fortemente consolidado e em constante expansão. Estamos sempre buscando a melhoria contínua de nossos serviços e instalações e, para isso, é preciso sair da zona de conforto. Apesar da crise, as coisas andam”, explica o diretor presidente da empresa, Rafael D’Império.

De pensão à rede hoteleira

Um negócio que iniciou com uma pequena pensão na Avenida Rio Branco, na década de 60, destinado a atender os viajantes que se deslocavam pela região através da rede ferroviária. Com a decadência do transporte sobre os trilhos, muitos negócios próximos à Gare acabaram fechando as portas. A proprietária da pensão, Geny Rodrigues de Siqueira, manteve o negócio, mas sem pretensões de criar um hotel.

Seu filho, Rafael, assumiu a administração da empresa na década de 70 e conta que sempre acompanhou a mãe nas atividades da pensão. “Ela faleceu muito jovem e minha opção foi continuar o negócio que ela começou, acreditando no potencial da cidade”, relembra Rafael D’Império. Seu filho José Rafael destaca a característica empreendedora do pai e hoje divide com ele a gestão da empresa. “Estamos em uma localização privilegiada, no centro da cidade, com empresas fortes e instituições de ensino próximas”, comenta.

Ele destaca que a revitalização da Avenida Rio Branco e a valorização da Vila Belga contribuíram para estimular os investimentos e melhorar a autoestima dos moradores e frequentadores da região.


José Rafael e Rafael D’Império comandam a rede de hotéis (Gabriel Haesbaert / A Razão)

Vencendo desafios

Uma gestão apoiada em princípios de melhorias, modernização e criatividade tem possibilitado aos hotéis Dom Rafael vencer os desafios do mercado e da economia. Há pouco mais de um ano, a empresa assumiu a administração de um espaço no Cerrito, nascendo daí o Hotel Dom Rafael e Centro de Eventos Cerrito. A oportunidade exigiu investimentos e um processo de modernização que hoje resulta, além dos serviços de hotelaria, em um espaço de eventos com nove salas, abrigando até 500 pessoas.

Mas o primeiro grande desafio, segundo Rafael D’Império, foi a construção do Dom Rafael Executivo, na Avenida Rio Branco. A empresa, de administração familiar, foi uma das primeiras a se instalar no local, na década de 60, e que permanece em funcionamento até hoje. “Em 1994 adquirimos o prédio onde atualmente funciona o Executivo. Mas, como era um prédio antigo, de 1939, foram necessárias muitas adequações, além do investimento em uma estrutura mais moderna. Com isso, só conseguimos abrir o espaço para os clientes em 2006”, afirma o empresário.

Com o novo hotel, surgiu a necessidade de investir também no primeiro hotel da família, que hoje recebe o nome de Dom Rafael Express. Dessa forma, iniciou-se também uma segmentação de públicos, com propostas para atender a variedade de clientes que vem a Santa Maria.


Novo empreendimento, Dom Rafael Premium, será inaugurado em 2016 (Gabriel Haesbaert / A Razão)

Em busca da qualificação

Com aproximadamente 50 funcionários, o Dom Rafael deverá dobrar esse número até o próximo ano, com a abertura do novo hotel destinado ao segmento Premium. Com isso, um dos novos desafios da empresa é encontrar profissionais qualificados para as diferentes funções. “São recepcionistas, camareiras, mensageiros e vários outros cargos que exigem um preparo específico e, hoje, faltam pessoas preparadas para esses cargos”, avalia José Rafael.

Com o objetivo de garantir a melhoria contínua de seus serviços, a empresa adotou um projeto de desenvolvimento de líderes. Profissionais que já são funcionários e outros contratados para uma determinada função participam de um treinamento de 60 horas e passam a ter papel estratégico para os negócios da família. “Além de valorizar as pessoas, criamos uma equipe comprometida, que nos auxiliam a conduzir o negócio de forma correta”, afirma.

Outra iniciativa que anima e estimula a família D’Império a continuar investindo nos serviços e na qualificação profissional é a criação Convention & Bureau, nome da Associação Santa Maria Turismo, uma parceria entre Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo (Ahturr) e Prefeitura. O objetivo principal da nova associação é promover o desenvolvimento do comércio e turismo no município, além de colaborar com o poder público e demais entidades ligadas ao setor, seja com a promoção de eventos, cursos de capacitação e/ou programas e projetos de divulgação de atrações turísticas na cidade e região. O lançamento ocorreu no início do mês de julho deste ano.

Fonte: A Razão.

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